Defesa Civil de Florianópolis realiza simulado de desastres no Córrego Grande neste domingo (1)

A iniciativa visa fortalecer a resiliência local ao considerar o olhar dos moradores na identificação de falhas, rotas seguras e vulnerabilidades do município

Por Redação-

Defesa Civil de Florianópolis realiza simulado de desastres no Córrego Grande neste domingo (1)
Foto: Andy Puerari/PMF

A partir das 8h deste domingo (1), a Defesa Civil de Florianópolis vai promover simulados de desastres na região da bacia do Córrego Grande. As atividades fazem parte de uma iniciativa da Defesa Civil estadual, que realiza o maior treinamento de desastres na história do país, com adesão de 100% dos municípios. 

A iniciativa integra equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Civil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para reforçar a preparação da cidade para situações de emergência. O cenário será o bairro Córrego Grande, em razão das características geológicas e hidrológicas que possuem maior risco de desastres naturais. 

Dividido em duas etapas, o simulado terá o cenário principal de tempestade com volume de chuva acumulado acima do normal. A primeira ação terá como foco interno em gestão de desastres e em segundo momento será simulada uma enxurrada causada por extravasamento do córrego, atingindo moradias de várzea e encostas no entorno do Parque Linear do Córrego Grande.

O objetivo é capacitar as equipes para atuar em ocorrências que possam impactar a segurança da população em áreas sujeitas a enxurradas e deslizamentos. Dentre as ações realizadas estão a avaliação da  eficácia dos protocolos de alerta, a funcionalidade das rotas de fuga e a ativação de abrigos temporários, para que seja certificado que os moradores estejam orientados a agir de maneira rápida, segura e organizada em situações de alto risco.

Os agentes vão empregar diferentes ferramentas de busca, como drones, cães e técnicas de busca terrestre. A comunidade será acionada (SMS, redes sociais e sirene das viaturas) para evacuação segura, dirigindo-se ao ponto de encontro pré-definido. 

“O simulado de Defesa Civil é um exercício muito importante para que, em casos de desastres, todas as forças de segurança estejam preparadas para dar uma resposta rápida e integrada. Qualificar os agentes é uma forma de aprimorar nossa capacidade de garantir que todos os  cidadãos estejam em segurança mesmo em situações extremas”, destaca o Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Florianópolis, Pedro Neves.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://oestado360.com.br/.