Uma ação de conscientização sobre a prevenção da violência obstétrica foi realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis nesta terça-feira (7/4). A iniciativa, que integra a Semana da Saúde da instituição, foi conduzida pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP) em conjunto com a 33ª Promotoria de Justiça da Capital.
Durante a atividade, foi distribuída uma cartilha institucional voltada a gestantes e profissionais de saúde. O material detalha o que caracteriza a violência obstétrica, apresenta a legislação vigente, cita exemplos de violações e aponta boas práticas assistenciais. Além disso, o guia oferece orientações sobre a elaboração do plano de parto, visando assegurar o protagonismo feminino no cuidado com a saúde.
De acordo com o Promotor de Justiça Felipe Prazeres Salum Müller, a iniciativa possui foco educativo. Ele ressalta que a cartilha é um meio de informação fundamental para as mulheres do pré-natal ao puerpério, reforçando princípios de respeito e dignidade, servindo também como referência de boas práticas para os servidores.
A importância do material foi reiterada pela Gerente de Atenção Especializada de Florianópolis, Maíra Manerich, que enfatizou que dar visibilidade ao tema fortalece o planejamento do parto. A Analista do MPSC, Luciane de Medeiros dos Santos, explicou ainda que o conteúdo foi elaborado de forma coletiva e validado com base em evidências científicas para garantir a proteção da saúde da mulher.
Além de Florianópolis, o cronograma da Semana da Saúde do MPSC inclui vistorias e ações nos municípios de Joinville e Criciúma.